Não há logotipo bonito que sustente uma marca vazia

Branding vai além do logotipo. Entenda como uma marca sólida é capaz de gerar diferenciação e alavancar negócios


POR MELISSA RESCH*

Chame como quiser: alma, essência, DNA. Não importa. Marcas fortes surgem a partir de narrativas potentes e estratégias claras. Isso não nasce com o desenho de um logotipo. Pelo contrário: a parte visual de uma marca é fruto de uma construção maior e anterior.

É nesse desenvolvimento profundo e robusto que traçamos as estratégias para comunicar a proposta de valor de um negócio. É a etapa na qual identificamos, por exemplo, qual o propósito da existência de uma empresa, quais seus valores inegociáveis – validando se eles de fato atendem às necessidades socioculturais do tempo presente –, qual seu público de interesse. Quando traduzidas em narrativa de marca, todas essas informações servem como base para traçar estratégias verbais e visuais.

Marcas que ganham o coração dos consumidores: entendendo o Brand Equity

Uma marca forte, que se sustenta no mercado, é aquela capaz de estabelecer conexões emocionais com seu público de interesse. Isso se dá através do Brand Equity, que fala do valor percebido de uma marca.

O conceito engloba fatores fundamentais para o crescimento de um negócio, como reconhecimento, credibilidade, reputação e lealdade. Estamos falando da soma da percepção que os consumidores têm da marca, levando em consideração não só os produtos ou serviços oferecidos, mas também a experiência do cliente com a marca em si.

Uma marca que possui alto Brand Equity se destaca da concorrência e se torna referência em seu segmento de atuação. Isso se traduz em fidelidade do cliente, indicações positivas, maior visibilidade e lucratividade.

Mas para que isso aconteça, é preciso que existam diretrizes claras de Branding. Toda a narrativa verbal e visual da marca precisa ser autêntica, relevante e consistente – sem perder a capacidade de adaptação.

Ou seja, o Brand Equity é alcançado por meio da aplicação consistente do Branding na comunicação diária. Por aqui, desenhamos o escopo do #BrandingComVOZ para atender o processo completo, desde a descoberta e definição de propósitos, valores e personalidade de marca, passando pela tradução disso tudo em identidade visual e editorial, até a criação de estratégias para aplicação dessa riqueza narrativa no cotidiano da marca – seja em posts de rede social, por exemplo, seja em materiais offline. Todos os pontos de contato devem comunicar a mesma mensagem.
Negócios só alcançam um patamar de real diferenciação e percepção de valor ao investirem em um projeto sólido de Branding e ao aplicá-lo diariamente. Uma marca valiosa tem o poder de atrair e fidelizar consumidores e talentos, criar oportunidades de expansão e até facilitar a entrada em novos mercados.

 

*Melissa Resch é sócia e Diretora Criativa da VOZ Colab. Especialista em narrativas e imagem de marca, fala das artes e escreve nossa newsletter.


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